NOTÍCIAS


O que é ITBI?

Publicado em 25 de Setembro de 2019 às 02:42 AM

Quando você compra um imóvel sabe que tem que pagar o ITBI, mas você sabe o que é esse imposto? ITBI é a sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, um tributo municipal que deve ser pago na aquisição do imóvel. Ele é uma parte importante da compra de um apartamento, uma vez que garante ao novo dono a possibilidade de realizar a transferência do bem adquirido para o seu nome. Caso o comprador não quite esse tributo, ele não terá o direito de constar como proprietário na matrícula e no registro do imóvel.

A base de cálculo do ITBI é o valor venal do imóvel ou do direito a ele relativo, no momento da transmissão. O ITBI corresponde a 3% do valor de mercado do imóvel, ou do valor declarado, sendo usado para o cálculo, o valor mais alto.

Esse imposto é importante para regularizar o imóvel nos registros públicos e garantir o acesso a serviços como asfaltamento das ruas, coleta de lixo, instalação e abastecimento de água e luz, entre outros. Além disso, é importante lembrar que os impostos arrecadados são utilizados para o benefício dos próprios cidadãos, assim como o IPTU.

Agora que você já entendeu esse imposto, é hora de comprar o seu imóvel! Siga também nossas redes sociais e conheça nossas oportunidades! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.

Voltar